O pontapé nos tomates. Ou para os menos dramáticos: o regresso ao trabalho.




Pois é, não há outra forma de dizer isto (e também não posso aldrabar as datas dos posts para esconder que não escrevia há mais de… ena pá, tanto tempo): o nascimento de uma criança acarreta um drama incontornável (ou quase), que eu ainda não tinha precavido, e que é do caraças… Não é que esta porcaria deste planeta continua a dar voltas ao sol? Não é que os dias continuam a passar? Não é que, mais tarde ou mais cedo, tens que ir bater com os costados no trabalho outra vez?

E vocês perguntam em couro, tão lindos: "então e depois?" 

Depois? Depois é assim:

1 – Vai-te custar ainda mais a sair e vais voltar a ter aquela sensação de passar o dia todo em pulgas para voltar para casa, só que desta vez não é por causa do novo GTA.

2 – Se tiveres um blog vais deixar de lá ir durante para aí… ena pá, tanto tempo!

3 – Se não és consumidor de café vais rejubilar, porque vais passar a ser, e o efeito vai ser muito melhor do que se o teu organismo já estivesse habituado.

4 – Se já eras consumidor de café, vais andar duas semanas, qual carocho, a correr os traficantes todos de café até perceberes qual deles tem o produto mais forte (eu podia dizer já qual é, mas não quero estragar a surpresa).

5 – Vais passar a andar sempre com um power bank no bolso, porque a bateria do teu telemóvel não vai aguentar a quantidade de vezes que vais aceder à galeria para mostrar fotografias, e ao whatsapp para as receberes.

6 – Vais aprender 50 maneiras de responder à mesma pergunta, só para não sentires que passas o dia a dizer a mesma coisa: “Está óptima, obrigado. Está melhor que eu, que está no quentinho.” para as colegas, e “Essa degraçada… Está bem melhor do que eu, que está agarrada às mamas da mãe.” para os colegas.

7 – Vais aprender de quantas formas se pode tirar uma nódoa de leite das calças sem detergente ou, às vezes, água sequer.

8 – Vais aprender a relativizar quando deres por essas nódoas já a meio de uma reunião, quando já está toda a gente a olhar para a mancha branca (tão suspeita) que ostentas orgulhosamente na zona genital.

9 – As horas de almoço vão passar a ser aproveitadas para 3 coisas: ir algures às consultas, ir algures às vacinas e ir algures dormir.

10 – Vais perceber que é perfeitamente possível acompanhar uma série vendo só os primeiros 20 segundos de cada episódio.

11 – Vais perceber que sim, é possível dormir (umas vezes mais, outras vezes menos), ajudar a cuidar de uma criança, trabalhar, arrumar e limpar uma casa, cozinhar e (às vezes) treinar, tudo num espaço apertadinho de 24h. É como passares de uma moradia V4 para um T0 (daqueles que agora se alugam por 1500€ por mês), mas se tiveres uma boa garagem tudo vai cabendo. Esquece lá é a cena dos Blogs…

Resumindo e concluindo: Vai-te custar um bocado o cansaço? Sim, às vezes. Vai-te custar a separação? Sim sempre. Vais-te conformar com o tempo que não passas com a tua criança? Não, nunca. Vai saber-te bem, por vezes, teres aquele tempo “só para ti”? Sim, e não é vergonha nenhuma admiti-lo. Vais morrer? Claro que não, faz-te um homem!

E agora deixa-te de leituras e põe-te a mexer, que há muita loiça na cozinha para arrumar.

Comentários

Mensagens populares