Os fóruns, esse terreno tão movediço


Homem que é homem só conhece dois tipos de fóruns: os de carros/motas e os de bola. E vá, para os geeks e nerds da vida, os de gadgets, os de jogos, os de coleccionáveis, os de filmes de ficção científica e os de boa pornografia. Mas para o efeito, vamos cingir-nos aos dois primeiros.

Todos sabemos o quão pantanoso, inflamável e pouco fiável é este terreno… Senão vejamos este exemplo: “O Seat Ibiza de 99 com o motor 4.7 de 750Cv é um ganda bote.”, “Pois é, eu já tive um que dava 240 na Vasco da Gama.”, “Cala-te pá eu andei com o carro quaise 10 anos ele nunca paçou dos 230.” “Tás a duvidar oh f#lha da p%ta?? Anda cá há minha zona que eu f#do-te os cornos ó ca#%ão!”. E é isto… Entramos à procura de saber os consumos médios de um Série 1 e acabamos a assistir a uma batalha campal cibernética sobre um Punto GT. Duas horas de scroll down mais tarde continuas na mesma porque metade dos comentários que encontraste dizem que o Série 1 gasta muito pouco e a outra metade diz que mais vale comprar um Scania de 3 eixos, que gasta menos.

Nos fóruns de bola, pouco melhor… Tudo começa com uma amena conversa sobre o lateral esquerdo do Vilafranquense, e em menos de nada está instalada uma bulha monumental em torno do desgraçado do Charles, já com mães insultadas e amizades de décadas deitadas por terra. E tu continuas sem saber afinal em quem apostar no Placard.

E eis que chega a uma altura da tua vida em que precisas de alargar o espectro no que diz respeito aos fóruns… Vais ser pai, não pescas nada do assunto, queres saber tudo e mais alguma coisa e, inevitavelmente, a resposta que o Google tem para dar a quase todas as tuas perguntas aponta para fóruns. E tu lá vais, a abarrotar de confiança, porque afinal são fóruns sobre bebés, por isso deve reinar a paz, a concórdia e o bom senso… Errado!

Ao nível da concórdia e do bom senso, estou em posição para afirmar que é tão mau ou pior que os fóruns de bola. Senão vejamos: Pesquisas no Google “dormir na alcofa” (não te preocupes que se ainda não te saiu esta ainda te vai sair), a primeira resposta do Google é, invariavelmente um fórum, entras, e resumindo os primeiros 10 comentários é isto que sai: “A alcofa é óptimo, o meu filho dormiu lá até aos 3 meses”, “A alcofa dá um bocado de mau estar, é preferível um berço pequeno ou com redutores”, “A alcofa é a pior coisa do mundo e os bebés que dormem lá têm 78,986% de probabilidade de ter morte súbita”. E tu pensas “Epah, isto escalou rápido…”. E sais com a mesma certeza com que entraste: que continuas completamente clueless.

Ao nível da paz, a história repete-se. São todas muito fofinhas e muito elegantes, até alguma dizer mal do seu Quinny ou se atrever a afirmar que a natação faz bem aos miúdos. Aí descamba tudo. Desce-se dos saltos, calça-se a chinela, e começa uma guerra de indiretas, insinuações e ironias sarcásticas. Gajas…

Posto isto, a lição que tirei foi: os fóruns funcionam como um estetoscópio. Toda a gente os continua a usar para fazer uma primeira avaliação, mas já ninguém se fia muito naquilo que dizem. Por isso consultem-nos, façam o vosso rastreio (se o comentário começar por “Olá mãezinha querida”, tiver mais do que 3 erros ortográficos, ou se a autora tiver na sua descrição “mãe do doce Kenzo e da princesinha Yara, donos do meu mundo e do reino encantado da fofura” ponham logo de parte), mas façam sempre a vossa análise crítica e, sempre que possível, aconselhem-se com especialistas.

Ah, e nunca caiam no erro de lá colocar um comentário assumindo que são um homem… O resultado é trágico.

Comentários

Mensagens populares